Estudo aponta que a vacina contra a gripe pode reduzir os sintomas de Covid-19 em jovens

Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que os pacientes que recebem a vacina contra a gripe têm menos probabilidade de sofrer os sintomas de uma infecção de Covid-19.

A Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apontou que jovens menores de 20 anos que tomaram a vacina contra a gripe tiveram menos probabilidade de desenvolver os sintomas da Covid-19.

Os pesquisadores investigaram o efeito da Influenza e das vacinas pneumocócicas na evolução da SARS-CoV-2 na população pediátrica e a possibilidade de interferência viral. Participaram do estudo os pacientes jovens, com 20 anos ou menos, que visitaram o Arkansas Children’s Hospital Systems (EUA).

Foram analisados os registros de 905 pacientes pediátricos com diagnóstico de Covid-19, entre fevereiro e agosto de 2020, para determinar o histórico de vacinação contra a Influenza de cada paciente.

Foi descoberto que os jovens que testaram positivo para Covid-19 e haviam recebido a vacina contra a gripe, na atual temporada, tinham menor probabilidade de ter problemas respiratórios ou doenças graves.

Além disso, descobriu-se que os jovens com Covid-19 que receberam a vacina pneumocócica também tinham menor chance de desenvolver a doença sintomática.

O estudo foi publicado no periódico médico Cureus Journal of Medical Science e pode ser conferido pelo link (em inglês).

Interferência de vírus

O crescimento de um vírus pode ser inibido por uma infecção viral anterior. Esse fenômeno é chamado de interferência de vírus e pode ocorrer mesmo quando o primeiro vírus invasor é um vírus inativado, como é o caso da vacina contra a gripe.

Os resultados do estudo apontam para a possibilidade de interferência viral. No entanto, os pesquisadores da Universidade do Missouri ressaltam a importância da realização de um estudo geográfico multirracial mais amplo.

Importância da vacina da gripe

A vacina contra a gripe é importante para fortalecer o sistema imunológico, protegendo contra o vírus e, consequentemente, evitando que o Influenza sobrecarregue o sistema respiratório. É importante lembrar que as pessoas devem tomar a vacina todos os anos.

O pico de incidência da gripe ocorre no inverno e o sistema imunológico precisa de cerca de 1 mês para desenvolver a imunidade após a vacina, por isso, o início do outono é o período ideal para se proteger.

A vacinação contra a gripe ainda desafoga os postos de saúde e hospitais e pode facilitar o diagnóstico no caso de suspeita da Covid-19.

FONTE: G1