Governo de MG confirma caso de Influenza em Juiz de Fora

11 de Abril de 2018 – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgou nesta terça-feira (10) que Juiz de Fora é a única cidade da Zona da Mata e Campo das Vertentes que tem um caso confirmado de paciente infectado com o vírus da gripe influenza B. A doença é dividida em tipos, subtipos e linhagens e todas as variações correspondem a diferenças encontradas no material genético.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura para saber sobre o tratamento do paciente infectado com o vírus e aguarda retorno.

Estado

De acordo com a SES-MG o primeiro Informe Epidemiológico da Gripe de 2018 foi divulgado no dia 23 de março e o último no dia 9 de abril. Os informes sobre a Influenza são publicados quinzenalmente e, até agora, não foi constatado nenhum óbito em Minas Gerais.

Gripe 2018: devemos nos vacinar?

Vacina da gripe disponível no Brasil protege contra vírus H3N2, que provocou epidemia nos EUA

Sintomas

Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Vacinação

A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devem vacinar.

Há dois vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e dois vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno está contido na vacina de 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *