Equipes de saúde fazem palestras para orientar moradores após casos de meningite em Araguaína

6 de maio de 2018 – Até o mês de abril deste ano, cinco casos de meningite foram confirmados em Araguaína. No ano passado, foram 19 casos. Para orientar os moradores sobre os sintomas e a prevenção, uma equipe de profissionais vai fazer palestras nas unidades de saúde. Os encontros serão realizados a partir desta segunda-feira (7), na unidade Palmeiras do Norte, às 8h. (Veja a programação abaixo)

A ação começou no mês de abril, quando as equipes de saúde participaram de um seminário realizado no Hospital de Doenças Tropicais, com palestras sobre o calendário de vacinação pública e privada e vigilância laboratorial de meningites bacterianas.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal das Meningites, Iray Lopes, a vacina de Meningocócica C (conjugada), protege os adolescentes e amplia o efeito protetor, com a proteção indireta das pessoas não vacinadas. “Por isso a importância de tirar as dúvidas da comunidade e falar da importância da vacinação”.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.

Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.

Programação

Dia 7 (segunda-feira)

Às 8 hh – UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);

Às 13h30 – UBS Albeny Soares de Paula (Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);

Dia 09 (quarta- feira)

Às 8 horas – UBS JK (Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK);

Às 14h – UBS Maria dos Reis (Av. Bernardo Sayão, 1082, Setor Barros).

Dia 11 (sexta- feira)

Às 8h30 – UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 9, Qd 1 Lt 1, Setor Dom Orione);

Às 7h30 – Centro de Convivência do Idoso Setor Noroeste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *