Rio de Janeiro é o estado com a pior adesão do país na vacinação contra a gripe

O Rio de Janeiro é o estado com a pior adesão a vacina da gripe em todo o país e grande parte da população pode ficar desprotegida, pois a campanha acaba em duas semanas. Até agora, apenas 45% da população se vacinou. Em todo o Brasil, a proporção é de 63%.

Nesta quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde vai fazer uma campanha especial na estação Central do Brasil, no Centro do Rio, para população se vacinar. O infectologista Edmilson Migowski destaca a importância da vacina.

“A vacina é a forma mais segura, eficaz e barata de evitar o vírus influenza, da gripe, que passa de uma pessoa para outra pelo contato. E está disponível na rede pública”, disse o infectologista.

São três tipos de vírus, entre eles o H1N1. Segundo o infectologista qualquer tipo de gripe pode levar à morte.

“Muita gente confunde gripe com resfriado. E acha que gripe é uma doença branda. Não é. Gripe é uma doença grave, que pode complicar, mas tem uma ferramenta segura de combate que é a vacina. O resfriado é uma doença mais branda, muito mais tranquila que não costuma complicar como a gripe. Resfriado forte é gripe. Na dúvida procure um posto de saúde e coloque a vacinação em dia, que é muito mais seguro”, enfatizou Migowski.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *