ROTAVÍRUS: Saiba mais sobre a vacina e as diferenças da vacinação na rede pública x privada.

Uma das mais importantes causadoras de diarreia grave em crianças menores de 05 anos no mundo, o Rotavírus é causado por sete tipos diferentes de sorotipos. Transmitido pela via oral-fecal, contato de pessoa a pessoa, objetos, água e alimentos contaminados, tem como sintomas comuns, principalmente na faixa dos seis meses a dois anos, febre, vômito, coriza, tosse e diarreia aguda, que pode levar a desidratação.

As principais medidas para evitar o Rotavírus são a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro, a ingestão de alimentos bem higienizados e água tratada. Além disso, vacinar é fundamental. Quanto a isso, podem haver algumas dúvidas. Então vamos esclarecer.

Você sabe qual a diferença entre a vacina na rede pública para a privada? Na rede pública são administradas duas doses entre as idades de 2 meses até 07 meses e 29 dias. Na rede privada, são três doses administradas a partir de 06 semanas até 7 meses e 29 dias. Na rede pública a proteção é para apenas um tipo de Rotavírus,. Na privada, é composta para proteger contra cinco tipos de Rotavírus tornando a imunização mais eficiente e completa.

A primeira dose deve ser aplicada com a idade máxima de 03 meses e 15 dias e a última dose aplicada na idade máxima de 7 meses e 29 dias. Depois desses prazos, a aplicação não poderá mais acontecer.

Se ainda tive dúvidas sobre esse e outros assuntos de saúde e meios de prevenção, entre em contato com nossa equipe, teremos prazer em responder suas questões e indicar locais para vacinação no seu município.