Você sabe o que é Hepatite e como se prevenir?

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, que é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, uso de álcool, drogas, alguns remédios, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Muitas vezes silenciosa, não apresentando sintomas, pode levar à morte se não descoberta a tempo. Quando isso ocorre, a infecção pode se tornar crônica causando danos mais graves ao fígado, como cirrose ou câncer.

As Hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Mas existem, também D e E.
Como já dissemos, nem sempre apresentam sintomas. Mas ao apresentar, eles são: cansaço, febre, mal-estar, vômitos, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A contaminação das Hepatites mais comuns A, B e C, acontece das seguintes formas:

Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e de alimentos (tipo A). Contato com sangue, por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear e objetos cortantes (tipos B, C e D). Transmissão vertical, que ocorre durante a gravidez e o parto (tipos B, C). Transmissão sexual: relação sexual desprotegida (tipos A, B, C).

Não existem vacinas para todos os tipos de Hepatite por isso, ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina, que detectam Hepatite, é uma das formas descobrir e conseguir tratar a tempo a doença.

Previna-se contra as hepatites, vacine-se!